Ministério do Turismo confirma parceria estratégica para a EXPOXINGU 2026

6 de outubro de 2025

Com foco no turismo sustentável, na geração de empregos e na valorização cultural, apoio do órgão ao evento em Altamira busca impulsionar o desenvolvimento do Médio Xingu 

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se no último sábado (06/09) com representantes da Associação Comercial Industrial de Altamira (ACIAPA) para alinhar ações voltadas ao desenvolvimento do turismo sustentável e ao fortalecimento econômico do Médio Xingu.

Na ocasião, Sabino confirmou o apoio do Ministério do Turismo à EXPOXINGU 2026, de 22 a 26 de outubro do próximo ano e que terá um evento de pré-lançamento no dia 30 de outubro de 2025, na sede da ACIAPA.

A EXPOXINGU proporciona negócios, a qualificação de produtos e serviços e valorização cultural, com foco na atração de turistas, inovação e em sustentabilidade.

Durante o encontro, o ministro Celso Sabino reforçou o suporte ao fortalecimento turístico local. “Eventos como a EXPOXINGU contribuem fortemente para a movimentação de turistas na região e a geração de negócios, com fortes reflexos positivos na economia local e a na geração de emprego e renda à população”, frisou Sabino.

A EXPOXINGU 2026 terá como destaques o protagonismo de povos originários, ações de preservação ambiental, formações educacionais e sociais, o incentivo à economia criativa e a ampliação do turismo de base comunitária e rural.

A organização do evento está a cargo da ARAMÃ – Gestão de Impacto, contratada pela ACIAPA. Rafaelle Maria, assessora da ARAMÃ, celebrou o apoio do Ministério do Turismo.

“Esse evento vai mostrar a potência da região e gerar oportunidades para todos. Me sinto esperançosa e feliz com esse apoio, que demonstra o compromisso do governo federal não só com o turismo, mas também com o crescimento econômico e social de Altamira e de toda a Transamazônica”, afirmou Rafaelle.

A parceria entre o Ministério do Turismo, a ACIAPA e atores locais do segmento reafirma o compromisso com um turismo que valoriza a diversidade cultural, protege o meio ambiente e impulsiona o desenvolvimento regional no Médio Xingu.

Por Cíntia Luna

Assessoria de comunicação do Ministério do Turismo
30 de setembro de 2025
A presidente da Associação Comercia e Industrial de Altamira (Aciapa), Edina Loraschi, esteve em Belém ao longo desta semana para cumprir uma série de reuniões com autoridades estaduais e lideranças do setor produtivo. O objetivo foi apresentar a Expo Xingu 2026, que acontecerá em outubro daquele ano, em Altamira, no sudoeste do Pará. Durante os encontros, Edina destacou a importância do evento como uma vitrine para o agronegócio, a indústria, o comércio e o turismo da região. “A Expo Xingu é uma oportunidade de mostrar a força do nosso mercado, atrair investimentos e fortalecer parcerias que impulsionam o desenvolvimento econômico do Xingu”, afirmou a presidente. A agenda em Belém incluiu visitas a órgãos do governo estadual, entidades de classe e potenciais parceiros estratégicos. A expectativa é de que a Expo Xingu 2026 movimente milhares de visitantes, gerando negócios, emprego e renda para toda a região. Além de destacar o agronegócio, a indústria e o comércio, a Expo Xingu 2026 também dará espaço à valorização da cultura dos povos originários da região. “A Expo Xingu é muito mais do que um evento: é um marco de união entre setores produtivos e sociedade. Estamos construindo algo grandioso para o futuro do Xingu”, reforçou Edina Loraschi.